terça-feira, maio 31, 2005

O Projecto SETI

O projecto SETI procura vida extraterrestre em todo o Universo através da conjugação do poder de processamento dos vários computadores pessoais de cada utilizador inscrito no projecto. A junção de tal número de utilizadores, que já conta com 5,5 milhões de utilizadores, permite aumentar a probabilidade de encontrar vida inteligente fora do planeta Terra. O projecto é totalmente financiado por capitais privados. Agora, o SETI desenvolveu um novo rádio-telescópio que, segundo eles dizem, permitirá observar num ano mais estrelas do que as que foram observadas durante 45 anos... Fazer parte do projecto de monitorização é simples. Basta fazer o download do programa SETI@home. Para obter mais informações consultar o site do projecto SETI.

segunda-feira, maio 30, 2005

Ratificação da Constituição Europeia

"Em 29 de Outubro de 2004, os Chefes de Estado e de Governo dos 25 Estados Membros e dos 3 países candidatos assinaram o Tratado que institui uma Constituição para a Europa, que haviam adoptado por unanimidade em 18 de Junho do mesmo ano.

Este Tratado só poderá entrar em vigor após ter sido adoptado por todos os países signatários em conformidade com os seus próprios procedimentos constitucionais, a denominada ratificação do Tratado pelos Estados Membros. De acordo com as tradições jurídicas e históricas dos diferentes países, os procedimentos previstos para o efeito pelas constituições não são idênticos: esses procedimentos implicam um dos mecanismos seguintes ou, inclusive, uma combinação dos dois:

* A via "parlamentar": o texto é adoptado na sequência de uma votação de um texto que ratifica um Tratado internacional pela câmara ou câmaras parlamentares do Estado;
* A via do "referendo": é organizado um referendo em que o texto do Tratado é submetido directamente à votação dos cidadãos, que se pronunciam a favor ou contra.

Estas duas fórmulas podem ter variantes ou combinações segundo os países, ou incluir outros requisitos, como por exemplo quando a ratificação do Tratado exige uma adaptação prévia da Constituição nacional devido ao conteúdo do texto.

Uma vez ratificado e notificado oficialmente por todos os Estados signatários (depósito dos instrumentos de ratificação), o Tratado pode então entrar em vigor e produzir efeitos, em princípio, segundo o Tratado, em 1 de Novembro de 2006."

in http://europa.eu.int/constitution/referendum_pt.htm

Falando de Vitórias...

Acho que a Europa dos 25, saiu com um gostinho amargo a derrota após o referendo francês de Domingo. O "não" não foi decisivo, para já, na Europa, mas foi expressivo com os seus 55% vitória. A decisão do povo francês fez tremer a Europa e o seu projecto da constituição europeia e, quem sabe, o da futura federação. Quase metade da população da União Europeia já ratificou o Tratado contudo, é necessário que todos os países ratifiquem o tratado da constituição para que ele entre em vigor. Ou seja, a vontade do povo francês pode por em "cheque" o projecto da união...

Falando do lado de lá...

Benfica x Setúbal... antes do jogo, já o Benfica vencia por 14 a 0, frente a uma equipa tão pouco idolatrada. No entanto, não é que o raio da equipa de Setúbal virou o resultado. Primeiro, com a presença de um terço dos adeptos no estádio nacional. E depois, com o bom futebol com que presentou o glorioso. Chegou, e sobrou, para vencer a equipa e tornar o resultado de 14-0 em 2-1, arrebatando a Taça. "- Mas ouve lá, tu não és benfiquista?!" Claro, mas há que entender que nestas coisas de futebol, como tudo na vida, não há vitórias à partida. Há que conquistá-las em campo. O Vitória de Setúbal conquistou-a no campo.

Dia de sol na capital, confusão na praia

Quem não apreciou o feriado de quinta feira? Dia de sol na capital, confusão na praia... A romaria foi grande, parece que toda a gente teve a mesma ideia e decidiram entupir os acessos às tão badaladas praias além Tejo. Isto é o relato de um alfacinha que se aventurou pelas praias do lado de lá, convicto e decidido, em busca de um pequeno pedaço de areia ao sol que só a paciência permitiu desfrutar.

quarta-feira, maio 25, 2005

Atenção! Novos bloggers a caminho

O já famosíssimo... bem, famoso... ok ok, o desconhecido Planeta Zero está prestes a adquirir dois novos bloggers. O mercado das contratações esteve ao rubro e as negociações foram intensivas. Por duas pastilhas e meia e três rebuçados conseguimos subornar as outras equipas e aliciar dois novos jogadores deste complicado desporto que é o blog. O conteúdo das novas mensagens vai ser zero como já todos nos habituamos :) Portanto, brevemente! num blog perto de si, três bloggers de conteúdo zero. Fantástico, não é?

domingo, maio 22, 2005

Benfica é campeão nacional

.
"Lisboa, 22 Mai (Lusa) - O Benfica sagrou-se hoje campeão nacional de futebol, ao empatar com o Boavista 1-1, no Estádio do Bessa, na 34ª e última jornada das Superliga, conquistando o 31º título da sua história.
Um golo de Simão, de grande penalidade, aos 38 minutos, anulado pelo de Éder, aos 43, bastou ao Benfica para festejar um título que lhe escapava desde 1994.
Os "encarnados" sucederam ao FC Porto, campeão das duas últimas épocas, que nem cumpriu a obrigação de derrotar a Académica, empatando em casa 1-1.
Com vantagem no confronto directo, o FC Porto necessitava de vencer os "estudantes" e de uma derrota das "águias" para terminar o campeonato em igualdade com o Benfica, que fechou a Superliga com 65 pontos, mais dois do que os rivais."
in Agência Lusa

sábado, maio 21, 2005

Aviso à população


Sou um indivíduo extremamente perigoso e responsável por diversos incidentes de gravidade questionável. Note-se, então, que já estive envolvido num descarrilamento de um comboio, num desvio de um avião, num afundamento de um submarino, nos dois bombardeamentos a Bagdad, nas pilhagens de Los Angeles, no golpe de estado na Bulgária, na invenção da pílula, na guerra do golfo, na causa do buraco do ozono, no crash bolsista de 1929... a lista continua.

sexta-feira, maio 20, 2005

O valor duma boa dieta...

Na cidade de Glasgow, Reino Unido, surge uma ideia original e francamente inovadora. O Glasgow City Council, espécie de câmara municipal, está a oferecer a mais de 30000 alunos, distribuidos por 29 escolas, pontos por manterem uma dieta saudável, ao escolherem os menus oferecidos pelas entidades escolares e assim, ao mesmo tempo, evitarem outras comidas menos saudáveis, como a fast-food. Ao acumularem os pontos, os alunos poderão converter esses mesmos em iPods (sim! iPods), consolas Xbox, Vouchers da Amazon, bilhetes de cinema, entre outros. Ora, passemos ao que interessa. Uma refeição normal e saudável fornecida pela escola vale 40 pontos... A tabela de valores para atingir os tão apetecíveis prémios é a seguinte: iPOD 4000 pontos, Xbox 3000 pontos, Voucher Amazon de 10£ 1500 pontos, dois bilhetes de cinema 850 pontos... Agora, resta saber qual a eficácia de tão apetitosa medida e para quando a transposição desta norma para Portugal... É que com as nossas famosas cantinas, o prémio era ganho à partida, premiando a coragem por tal escolha em detrimento da fast food.

quinta-feira, maio 19, 2005

Portugal em Kiev 2005


Conhecida a votação, Portugal não passa a fase da semi-final... o investimento e a esperança na participação portuguesa de 2005 foi enorme, mas não foi o suficiente para a passagem à final. Reconheça-se o esforço da televisão pública em dar a conhecer e apoiar a dupla de cantores. Contundo, é mais um ano em que assistimos à final do festival com a nossa equipa de fora.

Eurovision Song Contest Kyiv 2005



Na Ucrânia, na líndissima cidade cosmopolita de Kiev festeja-se o 50º aniversário do festival da canção da eurovisão. Um evento que chega a mais de 100 milhões de telespectadores. Quase parece futebol, só que em vez da bola e das jogadas os concorrentes agarram-se ao microfone para entoar as suas belas(?) canções. A equipa portuguesa está representada pela dupla Luciana e Rui com a canção "Amar". A ansiedade pelos votos dos vários países começa a crescer... (a semi-final do festival está a decorrer neste preciso momento). Boa sorte Portugal!

quarta-feira, maio 18, 2005

Sonho UEFA: Quase concretizado


Sporting 1 - CSKA Moscovo 3. Infelizmente, reina o desalento entre os adeptos sportinguistas. Uma equipa que fez uma temporada (quase) brilhante tomba na grande final da Taça UEFA, mas há mérito da equipa de Alvalade que honrou as cores da bandeira portuguesa e projectou a imagem do desporto português no estrangeiro. Em dois anos de futebol internacional, as equipas portuguesas conseguiram feitos importantes nas taças europeias. Ora foram duas finais da Taça UEFA, uma delas ganha pelo F.C. Porto, ora foi a final da Liga dos Campeões, também ganha pelo Porto, não esquecendo a famosa final do campeonato europeu de selecções que os gregos tão amargamente conquistaram. Ah, note-se que as minhas cores não são nem verdes nem azul e brancas... No entanto, fica uma palavra de apreço por estes grandes jogadores e equipas técnicas que projectam o nome de Portugal pelos quatro cantos do mundo. E é isto, o futebol tem destas coisas, Parabéns Portugal.

terça-feira, maio 17, 2005

A Irmandade da Green

Uma ideia genial, a junção da bebida de malte com o poder de limão. Segundo a história, a cerveja é uma das bebidas mais antigas do planeta, no longíquo ano de 4000a.c. era consumida por sumérios e assírios. As propriedades antioxidantes desta bebida previnem o envelhecimento das células e o surgimento de tumores, assim como o entupimento dos vasos sanguíneos. Acrescem a estas, as propriedades do limão, que graças à sua alta concentração de vitamina C, "evita a fragilidade dos ossos, a má formação dos dentes, tornando mais rápida a cicatrização de feridas e queimaduras, evitando também hemorragias. Como contém ainda muitos sais minerais, mantém o equilíbrio interno do organismo e o vigor do sistema nervoso." Ora, não seria sensato a um site de bom nome apelar ao consumo de uma
bebida alcóolica. No entanto, todas estas propriedades de tão nobre bebida dão que pensar, não dão.

segunda-feira, maio 16, 2005

3..2..1... Zero

3...2...1... Zero. Attention! Lift off... E tem início um novo capítulo da grande saga dos bloggers amadores. Um planeta à parte, cheio de gaffes e incultura. Um blog com um sério déficit de conteúdo e cultura. Põe-se, obviamente, a questão do que é que este blog tem de novo e especial em relação aos outros? Nada, nicles, rien, niente, zero... Bem, então não é um novo capítulo. Ai, ai... Vou dizer a verdade. Quem lê este blog não aumenta o seu tecto intelectual, pelo contrário, quem o lê aumentará a sua distância entre o conhecimento nulo e o nirvana cerebral. Não vale a pena lê-lo, será pura e simplesmente uma perda de tempo. Vá lá, mude de página e aproveite o seu tempo a ver páginas culturalmente desenvolvidas, como o site da associação de coelhinhas finlandesas da Playboy. Não diga que não o avisei porque fica aqui um sério aviso, quem ler este blog retrocederá mentalmente e comprometerá o seu desenvolvimento pessoal e espiritual...